sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Professores de Campo Maior fazem protestos contra atrasos de salários



Não aguentando mais os atrasos em seus salários, professores da rede municipal de ensino da cidade organizaram uma manifestação de repúdio contra a Prefeitura de Campo Maior. Eles fizeram uma grande caminhada, saindo da Praça da Bandeira até a sede da prefeitura. Todos estavam de preto, manifestando luto. Os professores reivindicam o pagamento dos meses de julho e agosto e o pagamento da diferença salarial de janeiro a maio. A presidente do sindicato Francisca Maria, (foto) disse que na Educação, não só os professores estão com os salários atrasados, como também outros servidores: vigias, zeladores e merendeiras.
"Não justifica esse atraso porque os recursos do Fundeb são repassados regularmente todo mês, entendemos que está havendo uma má administração dos repasses federais destinados ao pagamento dos servidores da Educação", disse a presidente.
Apesar dos atrasos, Francisca Maria afirma ainda que a Prefeitura não parou de contratar professores comissionados. “Está tendo uma contratação em massa de professores comissionados, consideramos isto troca de favores políticos ou politicagem”, destacou.
A diretora disse também que o prefeito municipal ameaçou cortar os repasses do sindicato que são pagos pelos servidores públicos, além de ameaçar os professores que participarem de qualquer manifestação. “Eles ameaçam cortar o ponto dos servidores”, declarou.

O presidente da (CUT-PI), Manoel Rodrigues (foto) também estava presente na manifestação, ele disse que isso não é admissível. “A grande maioria dos prefeitos não atrasa mais salários, queremos saber os motivos destes atrasos em Campo Maior”. Manoel Rodrigues questionou também: “Para onde está indo o dinheiro do fundeb? Ele disse que vai procurar o Ministério Público para denunciar o descaso que passa a educação em Campo Maior.

O vereador Ribinha (foto) foi solidário aos professores e estava presente na manifestação. “O salário dos professores tem que ser prioridade para que a qualidade da educação não seja comprometida”, destacou o vereador.

O vereador Fernando Miranda (foto), afirmou que a situação do município é caótica. “Lamentável o que está acontecendo em Campo Maior. Está um caos na cidade. Salários atrasados, faltando merenda escola, água”.

(Extraído do Portal Campo Maior em 03.08-10)

3 comentários:

  1. Blogueiro Zan,nunca pensei que fosse viver para assistir a isso.Em pleno século 21,professores tendo que sair às ruas de minha terra pra mendigar o próprio salário.Eu,que já me aposentei como professor e que já passei pelos atrasos go governo mao santa e os desastres do carboreto,fico envergonhado de ver que hoje,campo maior assiste praticamente o mesmo filme.O que lamento é que sua excelencia,o prefeito é um homem formado e deveria ter consciencia de seus deveres como gestor. Fui eleitor de Joazinho Felix e cheguei a acreditar que haveria uma mudança de mentalidade.Lamento admitir que Joazinho é joazinho mesmo,ou seja,diminutivo,pequeno,miúdo.Pagamento de professor é prioridade e o dinheiro é federal e chega todos os meses.Desconfio de que estes recursos estejam sendo transformados em moeda de troca da campanha eleitoral.Rogo a Deus que isso se acabe de uma vez e só quem pode fazer isso.è o povo.
    Professor Raimundo

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Zan, já passou a época dos seres humanos serem tratados como meros cumpridores de suas obrigações, aplausível esta manifestação.

    ResponderExcluir
  3. VEM CÁ....DIZIAM MUITOS, QUE O PREFEITO ERA O MELHOR DA HISTORIA DE CAMPO MAIOR, O MAIS BRILHANTE, O MAIS REALIZADOR, O MAIS HONESTO, ENFIM, O MAIS MAIS. TO VENDO QUE A MASCARA CONTINUA CAINDO. SERA QUE A GRANA PRA PAGAR OS PROFESSORES NÃO ESTARIA SENDO DESVIADA PARA CAROS E CHIQUES ESCRITORIOS DE ADVOGACIA DA CAPITAL? OU ATE MESMO PRA AUXILIAR MONETARIAMENTE NA CAMPANHA DO SEU IRMAO?
    NA MINHA SINGELA OPINIAO, NA QUESTAO ADMINISTRATIVA, LEVANDO EM CONTA PARAMETROS DE PREFEITOS COMO CESAR MELO, CARBORETO, ANTONIO LUSTOSA E OUTROS QUE NADA FIZERAM POR CAMPO MAIOR E HOJE SE ENCONTRAM NO OBSCURO OSTRACISMO, NÃO É DAS PIORES, MAS CONVENHAMOS, ATRASAR SALARIOS DOS JA COMBALIDOS PROFESSORES É UMA VERGONHA, UM DESRESPEITO, UMA COVARDIA TAMANHA. "DUVI-D-O-DO" QUE OS SALARIOS DOS COMISSIONADOS , DOS APANIGUADOS, DOS QUE SO DIZEM AMÉM ESTEJAM NESTAS CONDIÇOES!
    PELO QUE SEI A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RECEBE VERBA FEDERAL E ESTA VERBA TEM POR OBRIGAÇÃO DE SER EXCLUSIVAMENTE PARA DESPESAS COM PESSOAL E INVESTIMENTOS NA AREA DE EDUCAÇÃO. O QUE SE VER E QUE OS PREFEITOS, E COMO DE CAMPO MAIOR NÃO SERIA DIFERENTE, RECORREM SEMPRE A ESTA VERBA FEDERAL, SAGRADA. CERTA TODO MES PARA COBRIR ROMBOS, BURACOS, DESPESAS EM OUTRAS AREAS DO EXECUTIVO E ATE MESMO PARA SE LOCUPLETAREM.
    E QUE ESTAMOS VENDO É QUE AINDA "ARROTAM" HONESTIDADE, PROBIDADE, RETIDÃO, COMO SE TUDO ISTO FOSSE VIRTUDE E NAO FOSSE OBRIGAÇÃO, INERENTE E DA NATUREZA DO SER HUMANO.
    O QUE SE ESPERA E QUE O SECRETARIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O PREFEITO USEM A VERBA PUBLICA COMO ELA DEVE SER APLICADA. DE MANEIRA CERTA, DIRECIONADA AOS QUE E PARA QUE POR FORÇA DE LEI FOI DESTINADA.
    ACHO QUE ESTES FUNDOS FEDERAIS COMO DA SAUDE, EDUCAÇAO DEVERIAM REALIZAR O PAGAMENTO AOS FUNCIONARIOS DE OUTRA FORMA , PROCURAR UMA FORMA MAIS SEGURA, INVIOLAVEL, SEM DESVIOS DE FINALIDADE, QUE NÃO E FACIL, MAS UMA FORMA MENOS SUSCEPTIVEL A FRAUDE.
    JA QUE ESTA VERBA E DEPOSITADA MENSALMENTE NUM BANCO OFICIAL, O GOVERNO FEDERAL DEVERIA CADASTRAR A PREFEITURA E OS FUNCIONARIOS DE CARREIRA, CONCURSADOS, EMPREGADOS ESTATUTARIOS E CELETISTAS E JÁ DEPOSITAR NAS SUAS CONTAS SEUS SALARIOS SEPARADAMENTE DA VERBA PARA INVESTIMENTOS, ASSEGURANDO E DIFICULTANDO QUE PREFEITOS, SECRETARIOS MAL INTENCIONADOS COLOQUEM A MÃO GRANDE NA VERBA. OUTRA MANEIRA SERIA INFORMAR MENSALMENTE OS FUNCIONARIOS QUE RECEBERIAM OS SALARIOS E DESTINAR A CADA UM DELES UM CARTAO MAGNETICO PARA SAQUE. SERIA UMA FORMA MENOS PERIGOSA DE DESVIO DE FINALIDADE.

    FRANCISCO CLEBERSON

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...