terça-feira, 7 de setembro de 2010

O QUE SIGNIFICAM DE FATO AS DATAS DE 7 DE SETEMBRO DE 1822, 13 DE MARÇO DE 1823 E 03 DE OUTUBRO DE 2010


No dia 07 de setembro de 1822, há exatos cento e oitenta e oito  anos, um príncipe bravateiro, insuflado por raposas políticas da época, às margens de um riacho que ficou célebre na história do país, desembainhava a espada e gritava:”Independência ou morte!!!”  O país da noite pro dia se tornava independente da Coroa Portuguesa. Menos de um ano  depois, a notícia chegava a uma distante província do norte do país. Tropas fiéis ao Reino Português tentam sufocar as manifestações em favor do gesto do príncipe já imperador. Nas margens de outro rio um bando de piauienses e cearenses, em sua maioria, tombam pelo direito de se sentirem parte de um país livre do julgo de outro. Era 13 de março de 1823.
Em 03 de outubro de 2010, o povo brasileiro vai ser convocado a se bater pela continuação de um estado de libertação ou não de um sistema de sujeição que se manifesta pela pobreza, pela miséria, pela doença, pela ignorância, pela violência, pela criminalidade, pela discriminação, pela exploração, empunhando uma arma aparentemente inofensiva mas que tem se mostrada a arma certa para as mudanças que podem ser conseguidas com pertinácia e determinação.
No dia 3 de outubro próximo, nós vamos nos manifestar a favor das mudanças que já vêm acontecendo para diminuir as brutais desigualdades, as ignominiosas maquinações para manter o povo na ignorância e na sujeição,  os engodos que tentam atrapalhar o trabalho de quem acredita que uma verdadeira democracia se manifesta pelo povo elegendo seus verdadeiros representantes, aqueles que quando chegam lá não se apropriam do patrimônio público para vendê-lo a preço de banana, para transformar a corrupção prática cotidiana, transformando as verbas públicas para a saúde e a educação em filões de ouro capazes de multiplicar patrimônios privados da noite pro dia.
O povo tem que se libertar pelo voto da sujeição ao  gestor público que passa quatro anos encontrando manhas e artimanhas para permanecer mamando nas tetas do dinheiro público, que só engorda suas contas bancárias, ao invés de pagar os salários de professores e não faltar a merenda das crianças que só têm ela, às vezes, como única refeição diária, punindo com seu voto quem comete esse tipo de crime...
Pensemos nisso, antes de votarmos, no que esse gesto tem de simbólico de nos tornarmos independentes de tudo o que transforma este rico país num país de miseráveis que têm tudo e não têm nada, que vêem seus filhos se perdendo no vício das drogas, no crime do tráfico e na prática da prostituição, porque parte de seus governantes só vêem o poder como forma de se manterem no poder com tudo o que isso significa em  termos de malversação do bem público, tentando  perpetuar a miséria dos mais necessitados.   
VOTAR BEM É VOTAR PELA INDEPENDÊNCIA DO PAÍS!!!


2 comentários:

  1. SERVIDORES PROTESTAM NA AVENIDA DURANTE DESFILE DA INDEPENDENCIA


    Os servidores municipais de Campo Maior resolveram levar ao público presente na avenida José Paulino,seus protestos pelo descaso com o setor de educação do município e o atraso salarial que já passa de dois meses.

    Portando cartazes com palavras de ordem do tipo: decepção,vergonha,atraso e corrupção,os servidores municipais chamaram a atenção das centenas de pessoas que assistiam ao desfile das escolas alusivo ao dia da Independencia do Brasil.

    A solenidade cívica aconteceu no final da tarde em uma das avenidas mais movimentadas de campo maior,mas logo cedo,os representantes do SINDSERM( sindicato dos servidores municipais) reuniram-se com o prefeito João Felix na Secretaria Municipal de Educação e expuseram a situação de desespero por que passam os funcionários do municipio diante do atraso salarial e dos direitos constitucionais que são negados à categoria.

    A presidente do Sindicato dos Servidores de Campo Maior,professora Francisca Maria, disse que é lamentável que os funcionários tenham que entrar na justiça para receberem seus próprios salarios e ressaltou que o Prefeito João Félix tenta enganar tanto os servidores quanto à população quando promete pagar os salários atrasados para evitar que a categoria se manifeste publicamente.

    "As alegações do prefeito são sempre de que não há dinheiro disponível para pagar os servidores,mas sabemos que os repasses federais da educação e saúde estão sendo feitos religiosamente em dia", declara a presidente do sindicato,confirmando que já há servidores em completo estado de desespero para honrar seus compromissos familiares.

    O Prefeito João Felix mostrou-se irritado com a manifestação dos servidores que se colocaram em frente ao palanque oficial vestindo roupas pretas em sinal de luto e portando faixas e cartazes que denunciavam o descaso do poder municipal com os servidores.Mesmo assim,os funcionários municipais conseguiram o apoio dos presentes e foram aplaudidos quando levantaram suas vozes contra o descaso da gestão pública em Campo Maior.

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo aí, meu amigo Belchior Neto, até Elvis tá do lado dos professores... Quem sabe se Michael Jakcson, John Lennon, Raul Seixas estrarem nessa brincadeira, a coisa se resolva... rs rs rs...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...