segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O METRô EM CAMPO MAIOR JÁ É PROJETO


Em entrevista esta semana a um canal de televisão da capital o presidente da Companhia Metropolitana de Teresina Marco Silva, falou sobre a expansão do transporte ferroviário na capital e para municípios de Altos, Campo Maior e Parnaíba, além da cidade de Codó (Maranhão).
Ele disse que o trem é um projeto que deu certo e a intenção é levá-lo de Altos até a cidade de Codó (Maranhão), por conta das fábricas de cimento, cervejas e o transporte diário de estudantes e trabalhadores do Estado do Maranhão a Teresina (Pi).

Para a cidade de Altos, Marco Silva disse que o Governador já autorizou levar o transporte até o município. O presidente da Companhia afirmou que para fazer isto falta apenas recuperar alguns dormentes porque a linha já existe. “Este trem vai circular numa velocidade de 120 km para Altos, o que gastará 20 minutos, de Altos a Teresina. O trem terá capacidade para 380 passageiros”, destacou.

O presidente disse ainda que existem mais três trens para serem entregues, sendo um em setembro e um no final de outubro para transportar passageiros em Teresina. “Queremos expandir ele para a zona sul e para a zona norte até a Universidade Federal, depois vamos pensar até a cidade de Parnaíba”, disse.

Marcos Silva disse que o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos conseguiu através do Ministério das Cidades locomotivas, trilhos, vagões, brita e dormentes e doou ao Piauí. “Este material vai nos permitir recuperar a malha rodoviária até Parnaíba sem gastar um tostão. O governador também botou no PAC, para ser construído um terminal mais moderno”, afirmou Marco Silva.
Para Campo Maior está mais perto. Como está no projeto do Ministério dos Transportes o trem regional que liga Altos a Codó, Marco Silva disse que juntamente com o Governo do Estado vai ao ministro reivindicar:
(Extraido do Portal Campo Maior em 06.08.10)

5 comentários:

  1. SETE DE SETEMBRO NÃO SERÁ COMEMORADO POR SERVIDORES MUNICIPAIS EM CAMPO MAIOR


    O desfile deste Sete de Setembro,que marca a data máxima da Independência do Brasil,vai ser realizado sem a presença dos servidores municipais de Campo Maior. Desestimulados com a falta de pagamento de seus salários e revoltados com a perseguição política a que estão sujeitos, os servidores da Prefeitura de Campo Maior simplesmente se negam a comparecer à solenidade que servirá de palco ao Prefeito municipal e seus secretários.
    O sindicato dos servidores municipais relembra que no ano passado nenhuma comemoração foi realizada em alusão ao Dia da Independência e associa esse descaso ao fato de que a data não coincidia com o periodo eleitoral. "Este ano,a intenção da prefeitura é muito mais armar um palanque eleitoral do que enaltecer a data histórica", reclamam os servidores municipais, confirmando suas ausências no evento.
    Depois de realizarem um protesto nas ruas de Campo Maior,vestindo luto pelo atraso salarial e denunciando as mazelas do municipio no setor educacional,os servidores da prefeitura de Campo Maior prometem uma ação ainda mais enérgica na luta por seus direitos. Já está sendo organizado um movimento de greve geral no município e os servidores agilizam tambem um movimento de conscientização política para este pleito eleitoral visando o esclarecimento da população sobre o lamentável estado de abandono e desrespeito aos servidores campomaiorenses.

    ResponderExcluir
  2. Kleber Olinto das Neves6 de setembro de 2010 às 12:06

    Senhor Zan me diga aí se estes bichos irão daqui pra Campo Maior é em cima de carreta? Quem foi que já reparou a quantidade de trilho que existe daqui até Teresina. Não é só dizer e depois a população reparar que tem lugar que não tem mais nem aterro. Simpatizo com o PT e votarei no Martins, mas vamos pegar leve. Espero que este comentário seja lido.

    ResponderExcluir
  3. Kleber, te confesso que a tua idéia não é de todo despropositada, mas tu já pensou no trabalho que dá colocar um vagão de trem inriba duma carroceria de caminhão... Eu não sei qual é a profissão do amigo, mas sei lá, se vc. for engenheiro ou professor de matemática, por exemplo, vai precisar de gente que entenda de cálculos pra fazer esse diabo desse metrô andar, que é que tu acha? Pode não resolver o problema de transporte daqui pra Teresina, mas resolve teu problema ou de outros por aí...tô falando sério...

    ResponderExcluir
  4. Eu viajo todo dia no Barroso ida e volta e posso te dizer que concordo plenamente com o kleber. Acho também que ele tá é de sacanagem pra aproveitar a deixa da estrada de ferro que praticamente não existe. Pelo menos nos quilômetros que a gente ver da janela do ônibus.

    ResponderExcluir
  5. Agora falando sério mesmo: a idéia em si de fazer o metrô chegar aqui é boa porque pode encurtar distâncias e o tempo que se gasta pra ir daqui pra Teresina... Se vai sair do papel, só Deus sabe, mas acho que um dia isso será realidade... O governo federal tem muita grana pra investir em transporte ferroviário, o que faltam são as tais parcerias público-privadas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...