terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UM FILÓSOFO EM CAMPO MAIOR...



No meio da tarde um casal de meia idade chega de moto à porta de minha casa. Ele na garupa da moto. Entra em minha casa e lhe ofereço uma cadeira para sentar. Ele quer me mostrar um artigo que escreveu e quer que veja a possibilidade de publicá-lo em meu blog. Digo-lhe que vou analisar o conteúdo do artigo e ver se dá pra postar. Começamos uma conversa que dura mais ou menos duas horas. Ele me conta de onde é, o que fez, me conta de sua esposa. Eu lhe perguntando como é seu nome. Lê trechos do artigo. Eu lhe tiro uma foto.  Pelo que me leu do artigo, digo-lhe que o publicarei. Sai sem me dizer o nome, mas me diz que mandou o artigo para o meu e-mail. Vou no e-mail e o que tem lá sobre o nome do cidadão não diz muita coisa, somente filosofando2007@hotmail.com e no artigo não tem seu nome. De qualquer forma foi muito bem ter conhecido esse novo amigo e que espero que use sempre nosso espaço aqui, quando quiser...  Eu nunca tinha o visto na cidade, ele disse que me conhecia de vista... Fiquei encantado com a prosa do cidadão. Leiam o seu artigo e me digam. 
"POBRE, POVO POBRE"

Pobre povo pobre, gente digna, trabalhadora, gente humilde, pessoas que se perdem na multidão, rostos esquálidos, magros, barbados ou sem barba, força da nação, homens das intempéries, da falta de chuva ou das enchentes avassaladoras, rosto que em uma réstia de esperança tenta soerguer-se das cinza de um passado sombrio tal qual a fênix que surge após um fogaréu, brasileiros, sim rostos brasileiros que sobressaíram de uma nojenta ditadura militar e agora se desenvolve à custa de seus suores, que despontam para uma nova vida, vidas dantes desprezadas, esbulhadas, espoliadas, extorquidas, vidas que surrupiadas por larápios que lhes oprimiam com o látego da obsessão pelo dindin e pelo poder.
Rosto que vejo por aí, que se parece com meu rosto marcado pelo desgosto, desgosto de quê? Tenho tudo que muitos não têm. Desgosto de ser gente? Não tenho motivos para que isto reflita em mim. Tenho um lar, uma esposa, tenho pão em minha mesa, onde dormir bem, etc, etc, etc...
Mas meu rosto funciona como um refletor. Transmito o que o Sr. Lula transmite, grita por estradas transitáveis boas, grita pela carestia dos preços exorbitantes ao deparar-se nos dias de feira no mercado, grita e até chora por não poder comprar carne o suficiente pra abastecer a sua parca dispensa, grita pela falta de uma educação digna para seus netos, grita pela falta de chuva, grita pelo sua aposentadoria de esmoler, migalhas que após uma vida de fartos frutos em prol do Brasil e que hoje não lhe são atribuídos os valores surrupiados de sua receita financeira. Sr. Lula, através desta, venho representando uma gama de pessoas que sabe que o senhor na qualidade de povão merece ter um pouco mais de respeito. Sr. Lula aceite meus parabéns, o senhor é um Herói, merece que os anais da história lhe preste culto. O Sr. com certeza estará gravado em nossos corações pela eternidade, pois cremos que o Nosso Senhor que está vindo para nos resgatar há de retribuir-lhe seus feitos.
Hei..., oi, espere um pouco, você sabe que eu não estou falando de sua Excelência Dr. Ex-Presidente Digníssimo Sr. Lula da Silva, um operário que atingiu os píncaros do sucesso, um operário que dorme em berço esplêndido, que por justiça terá 20 operários ao seu dispor pelo resto de sua vida, que pode viajar em jatinho particular, não é dele que falo não. Falo do Sr. respeitável Lula por méritos amealhados durante uma vida e que só contribuiu para o soerguimento da nação, quanta semelhança não? Mas, este Lula mora próximo ao Café do Vento, é... É sim, aqui em Campo Maior, Nordeste, Piauí/Brasil.
Sim é este mesmo que como nós brasileiros campomaiorenses, votamos, pagamos impostos caros, acreditamos nestas pessoas e até nos indispomos com pessoas pela sua causa, agora, no frigir dos ovos, fica sabendo que ele teve mais uma vez sua vida dantes desprezada, esbulhada, espoliada, extorquida, vida que surrupiada por larápios que lhe oprimiam com o látego da obsessão pelo dindin e pelo poder.
Ele passou pelo cadinho, fogo que queima as imperfeições, fogo que desfaz os seus anseios, utopias, mas o látego foi doído e nunca mais, nunca mais, nunca mais, em um sufrágio universal depositar sua confiança em pessoas possessivas, vingativas, nepóticas, obsessivas pelo poder/dindin.
Ser responsável por uma ação ou por uma omissão significa ser passível de responder por ela, por exemplo, perante os seus eleitores num sufrágio universal, com a totalidade dos eleitores deste sufrágio ou perante um tribunal. No senso comum e nas tradições filosóficas, religiosas e jurídicas, a responsabilidade, seja legal ou moral, é vista como uma conseqüência do "livre-arbítrio": somos responsáveis pelas nossas ações porque somos livres, mas somos responsáveis por aquilo que angariamos.  Saint Exupéry dizia em um de seus pensamentos: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". A responsabilidade não é apenas individual, por exemplo, à gestão de órgão público é atribuível uma responsabilidade coletiva. Alguns filósofos defenderam a doutrina da responsabilidade negativa, segundo a qual somos responsáveis não só pelos acontecimentos que provocamos, mas também pelos acontecimentos que poderíamos ter evitado.
"res cogitans" (coisa pensante). Descartes usa o termo para se referir ao agente que pensa, à coisa que faz o pensamento, de cuja existência é impossível duvidar, cremos que ainda existem Homens de boa vontade.

Lógico e este conceito é inerente em pessoas, quem vivem sem apego às paixões, ao vil metal (30 moedas), à vil arrogância do poder, querer o poder pelo poder. O conceito não pensante próprio a pessoas que têm em seu bioritímo diário os feitos de solapar, vilipendiar, usurpar outras pessoas a qualquer custo.
Infelizmente foram estas a ações percebidas nas últimas décadas aqui em Campo Maior. Nós, Campomaiorenses, iremos às urnas no próximo dia 30/01/2010, mas agora com a certeza e com a convicção de que a pessoa, o Homem que agora pleiteia a "Cadeira Municipal de CM", seja íntegro, fiel aos compromissos auferidos em sua proposta governamental, e que, em sua gestão o pobre povo pobre, seja visto como o fator envolvente e real de sua condução a tão ambicionada "cadeira" e nos faça jus à confiança auferida, como também para futuros pleitos.  
Certo de que o Nosso Senhor está com os homens de boa vontade, e que olha para o povo sofrido e quer fazer algo em seu benefício (olha para o povo). Nós estamos com nossos joelhos calejados por clamar por estes homens, que o Nosso Senhor dê sabedoria pra eles nos comandarem e nos aliviarem o fardo pesado. Está vindo aí pra nos dirigir por mais dois anos um destes homens. Obrigado Sr. Lula Campomaiorenses por acreditar neste homem, creia, ele não vai faltar-lhe com o cumprimento de seus deveres como já futuro prefeito. Obrigado Srs. Lulas de Campo Maior. Dia 30/01/2010 dê seu voto e vote certo, vote pela sua consciência, não se venda pro 30 moedas.
Há... antes de terminar queremos externar nossa gratidão a este homem que passou poucos dias à frente da Prefeitura Municipal de Campo Maior, mas que deu amostra de sua capacidade administrativa o Sr. Edvaldo da Silva Lima.
Campomaiorenses, que o Senhor reflita o rosto DELE em vocês: Há no Sufrágio Universal total, geral e irrestrito de sua vida, Vote também Neste HOMEM... "Jesus está voltando...", (ora vem senhor!!!  maranata...  fiquem com ELE...").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...