sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Justiça Federal derruba liminar que suspendia prova do Enem


 Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou na manhã desta sexta-feira a decisão que impossibilitava o prosseguimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), após problemas encontrados na prova realizada no último fim de semana.
Na decisão, o desembargador afirmou que a suspensão do exame traria transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil. Ele ainda afirmou que a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior, uma vez que diversas entidades utilizarão as notas da prova.
Segundo o Tribunal Regional Federal, Faria destacou ainda o possível prejuízo de R$ 180 milhões decorrente da contratação da logística necessária à realização de um novo exame.
A suspensão do Enem havia sido determinada na última segunda-feira. Na decisão, a juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal, se baseou no argumento de que o erro da impressão das provas prejudicou os candidatos. "Esses erros de impressão, de montagem e de aplicação das provas do Enem foram todos admitidos pelo Inep, o qual se manifestou sobre isso de forma pífia", escreveu.
Ontem, a AGU (Advocacia-Geral da União) entrou com um recurso. Foram enviadas informações a respeito do histórico do exame e da metodologia adotada no Enem tanto ao TRF-5 quanto para a juíza Miranda Maia.
PROBLEMAS
No sábado (6), primeiro dia de prova, parte dos exemplares saiu com folhas repetidas ou erradas. Nesses casos, os alunos não receberam todas as questões. Já no cabeçalho da folha de respostas recebida por todos os alunos, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.
Ao todo, o Enem teve 4,6 milhões de inscrições neste ano. Porém, a abstenção foi de 27% no sábado e fechou o domingo em 29% --cerca de 3,3 milhões compareceram em 1.698 cidades do país. No ano passado, quando a prova vazou e foi adiada, a abstenção ficou próxima dos 40%.
A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorressem a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

6 comentários:

  1. Osvaldo Ruzef da Cabeceira das Barra12 de novembro de 2010 às 07:47

    Zan estes juizes a maioria tem simpatia pelo deus Gilmar. Aí no caso quem primeiro atendeu a ordem de São Paulo foi uma juiza logo de onde ? do Ceará. Deve tá fula da vida até hoje não só com a vitória do Lula coma Dilma mas tambem porque no Ceará foi um arrazo, passaram um trator que foi caco de Gereisati com coronel não sei que lá pra onde se joga o lixo de Fortaleza. Foi igual lá em pernambuco. Essa corja não quer de jeito nenhum desagradar aos donos de escolas e faculdade particular. Pobre tem mais é que ralar que nem os nossos bisavós. A não ser que o Zan seja tataraneto de ricos vindo de Portugal ou da Xexenia. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Só faltava a nossa justiça ficar desmoralizada. Agora conseguiu não por causa de juizes decentes que eu acredito que ainda são maioria, mas por causa de uma minoria que tem banqueiros, empresários e politicos safados sem compromisso com o país. Compromisso com os deles. Igualzin os antreapassados. E agora seu Zan, vamos pedir ajuda pra quem? Ou a gente faz a nossa justiça? Nas urnas nós estamos fazendo, mas e a da justiça desses homemns?

    ResponderExcluir
  3. Venho adiando uma prospecção genealógica pra meio que comprovar uma suspeitA antiga:devo ser tetraneto de cristãos novos que aportaram cá pelo Piauí pelo século XVIII, não pobres, por certo... isso por parte do meu pai... minha descendência materna é de galegos ali da serra da ibiapaba... meu avô materno de quem herdei o nome era louro de olho azul... os zero virgula qualquer coisa que foram prejudicados pela prova do enem são como eleitores do serra que sonham com a possibilidade melar a eleição da dilma... ô sofrimento...

    ResponderExcluir
  4. Vazou indagorinha na internet que o DEMO vai se unir a outros partidos. DEMOROU mais acabou a máfia dos condenados da gota da m... serena. O diabo é que só vai mudar de nome DE NOVO. Vocês daí podem me dizer onde a porca eleitoreira do Heráclito vai mesmo pra QUE chiqueiro?

    ResponderExcluir
  5. A culpa é do sr. Pedro Alvares Cabral, pobres filhos do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Eu tava lendo por aí que nos país dos deuses do FHC e Serra, nos Estados Unidos também tem ENEM.
    E agora seu Zan?
    Digo isso porque toda a estudantada, a que votou e a que não votou na Dilma, já sabe agora quem está na frente pra derrubar esta chegada do pobre nas universidades. A elite tresloucada ampliou por milhões um problema que aconteceu com 0,4% das provaras. O bom nisso é que agora o Enem que já é o maior do mundo na sua área, va ter passar por critérios que nem laboratórios científicos que não podem ter um virozinho sequer no seu ambiente, imagina uma revoada de tucanos do demônio?
    As universidades Positivos, Objetivos, Anglos e mais uma penca delas espalhadas até no Piauí, juntos com estes cursinhos ordinários de toda esquina e professores mercenários e bajuladores de ocasiões, detestam o ENEM.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...