Procurador regional eleitoral informa que eleições indiretas só ocorrerão em casos de cassação no próximo ano.
Em entrevista ao Jornal do Piauí na tarde desta terça feira (30), o procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, confirmou que as eleições suplementares para o município de Campo Maior. Serão realizadas em 2011 com novos candidatos e votação de todo o eleitorado.
Após o Tribunal Superior Eleitoral manter a cassação do prefeito Joãozinho Felix (PPS) e determinar novas eleições, ficou a dúvida em relação ao tipo de eleição que seria realizada: indireta (pela câmara municipal, escolhendo um dos vereadores) ou direta (população nas urnas novamente).
Adão explicou que as eleições indiretas só acontecerão em cidades cuja cassação do mandato ocorra a partir de 2011. “Havendo afastamento do cargo eletivo no ano de 2010, não há dúvida que a eleição será direta, ainda que ela ocorra só no próximo ano. Apenas cassações que aconteçam a partir de 01 de janeiro de 2011 terão eleições indiretas”, informa.
Como a decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre a cassação de Joãozinho Felix foi publicada ainda em 2010, as eleições em Campo Maior serão feitas de forma direita, ou seja: a população precisa ir às urnas novamente.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí tem quase 100 processos de cassação para julgar. As decisões devem ser publicadas somente em 2011. Caso ocorra o afastamento do cargo de algum prefeito e seja necessário realizar novas eleições (eleições complementares), essas serão realizadas de forma indireta.
Com informações do cidadeverde.com
As tentativas de confundir a opinião pública na cidade quanto à eleição para prefeito, aos poucos vão se esvaindo e não resta outra alternativa senão se preparar para disputar no voto direto, nas urnas, quem vai comandar a prefeitura nos próximos dois anos. Simplim assim, sem choro nem reza.
ResponderExcluir