domingo, 24 de outubro de 2010

Alerta de quem é do ramo: a armação que pode vir nos dias finais de campanha


por Luiz Carlos Azenha
O alerta é de um jornalista experiente, com amplos contatos na comunidade de informações, com arapongas e ex-arapongas.
Não nasce de um evento específico, mas de um encadeamento lógico de fatos: a campanha sórdida e subterrânea na internet, os panfletos apócrifos, as chamadas por robôs e a farsa de Campo Grande, onde o único ferido — realmente ferido — foi um militante petista com um corte no supercílio (que não apareceu no Jornal Nacional).
Vem da repetição de um padrão no telejornal de maior audiência: Dilma, agressiva; Serra, vítima. Um padrão que se manteve na noite deste sábado, quando a Globo omitiu o discurso do governador paulista Alberto Goldman em que ele sugeriu uma comparação entre Lula e Hitler (com menção ao incêndio do Reichstag), omitiu que militantes de PT fizeram um cordão de isolamento para que uma passeata tucana avançasse em Diadema e destacou o uso, por eleitores de Serra, de capacetes para se “proteger” das bolinhas de papel.
O colega, em seu exercício de futurologia, mencionou o Rio de Janeiro como o mais provável palco de uma armação, por dois motivos:
1) é onde fica a Globo;
2) é onde subsiste a arapongagem direitista.
Como lembrei neste espaço, anteriormente, foi assim o golpe midiático perpetrado em 2002, na Venezuela, retratado nos documentários A Revolução Não Será Televisionada e Puente LLaguno.
Parte essencial daquele golpe, que juntou militares insatisfeitos com a oposição em pânico e apoio maciço da mídia, foi a acusação de que militantes chavistas tinham atirado em civis desarmados, quando as 19 mortes registradas num confronto entre militantes das duas partes resultaram de tiros disparados por franco-atiradores e policiais de Caracas leais à oposição. Porém, foram semanas até que tudo ficasse claro para boa parte dos venezuelanos e para a opinião pública internacional.
O Brasil de 2010 não é a Venezuela de 2002, mas não custa ficar alerta.
(Matéria enviada por Root User, amigo do meu amigo Netto de Deus)

Um comentário:

  1. Esse neo-denuncismo aí é neto do denuncismo que levou Vargas aos suicídio e os gorilas fardados ao poder em 64. Ressuscitou com a tentativa de golpe disfarçado de Mensalão pra derrubar Lula em 2005. Fracassa mas fica por aí tentando oportunisticamente arrebanhar os idiotas que acreditam que quem está por trás dele quer o bem do povo e do país... Udenismo puro, hipócrita e entreguista. O destino dessa raça ruim é ir para a lixeira da história por conta do povo votando nas urnas como está fazendo agora...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...