quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PESQUISAS: ELAS MANIPULAM O ELEITORADO? EM QUAL DELAS CONFIAR?

Na época em que a rede Globo de televisão e sistema Globo de comunicação resolveram promover a imagem de Fernando Collor de Melo como o salvador da pátria eu me dei conta de que essa estratégia passou pela manipulação brutal das primeiras pesquisas que davam o hoje senador por Alagoas na frente dos outros candidatos, que na época eram Lula, Brizola, Ulisses Guimarães, Aureliano Chaves e outros mais. A medida que as eleições foram se aproximando a margem favorável a Collor foi diminuindo, a eleição foi decidida no segundo turno e a diferença dele para o segundo colocado foi pequena. Não tive na época como não tenho hoje a menor dúvida de que as primeiras pesquisas daquela eleição ganha pelo Fernando Collor foram manipuladas. Acredito, como muita gente, que pesquisas podem e são manipuladas, mas a margem de manipulação se for muito grande vira contra quem manipulou. Vejamos o caso da eleição deste ano. As primeiras pesquisas davam Serra em primeiro lugar com até quinze pontos de diferença. Andaram oscilando e variando de instituto para instituto mas houve uma hora que não deu pra segurar o deslanche da candidatura da Dilma Russef, que ameaça ganhar no primeiro turno.
Os institutos de pesquisa que fazem sondagens de âmbito nacional ou bem ou mal adquiriram alguma confiabilidade e o resultado das eleições, manipulados por elas ou não, confirmam essas pesquisas. Datafolha, Ibope, Vox Populis, Sensus, entre eles. Dizem os entendidos que pesquisa é um negócio científico e dentro de regras de estatística e matemática, com as margens de erro reconhecidas, são confiáveis. E os instituto de pesquisas do Piauí, são tão ou mais ou menos confiáveis que os nacionais?
Confesso francamente que não confio em nenhuma dessas pesquisas desses institutos piauienses e incorro na possibilidade de cometer injustiças porque falo por mera desconfiança de como aqui se manipula a opinião pública através da mídia do varejo no dia a dia de jornais, rádios e televisão. Vejo aqui um portal local comentando o resultado de uma pesquisa de um Instituto Jales que não bate com a pesquisa do Ibope publicada no fim de semana passado. Em qual dos dois instituto confiar? Prefiro confiar no desconfiável e manjado Ibope... Não conheço a tradição de confiabilidade dos institutos de pesquisa local mas desconfio seriamente da seriedade das pesquisas deles...

2 comentários:

  1. Zan, baixa o nível, meu irmão, senão tu vai terminar falando sozinho...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, anônimo, morro de medo de ficar falando sozinho...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...