terça-feira, 6 de abril de 2010

CANTA, PAULINHO, CANTA...

Quando a coisa estiver muito difícil, amigos, tem que dar um tempo e ouvir Paulinho da Viola. Compartilho com vcs. as letras das músicas dele que mais me emocionam:



Ainda Mais

Composição: Eduardo Gudin e Paulinho da Viola

Foi como tudo na vida que o tempo desfaz
Quando menos se quer
Uma desilusão assim
Faz a gente perder a fé
E ninguém é feliz, viu
Se o amor não lhe quer

Mas enfim, como posso fingir
E pensar em você como um caso qualquer
Se entre nós tudo terminou
Eu ainda não sei mulher

E por mim não irei renunciar
Antes de ver o que eu não vi em seu olhar
Antes que a derradeira chama que ficou
Não queira mais queimar

Vai, que toda verdade de um amor
O tempo traz
Quem sabe um dia você volta para mim
E amando ainda mais






Novos Rumos

Composição:Paulinho da Viola

Vou imprimir novos rumos
Ao barco agitado que foi minha vida
Fiz minhas velas ao mar
Disse adeus sem chorar
E estou de partida

Todos os anos vividos
São portos perdidos que eu deixo pra trás
Quero viver diferente
Que a sorte da gente
É a gente que faz

Quando a vida nos cansa
E se perde a esperança
O melhor é partir
Ir procurar outros mares
Onde outros olhares nos façam sorrir

Levo no meu coração
Esta triste lição que contigo aprendi
Tu me ensinaste em verdade
Que a felicidade está longe de ti

Nós, os Foliões

Sidney Miller

Nosso amor passou eu sei
No principio eu não quis acreditar
Chorei
Mas, depois eu tive que me conformar
Me conformei

A realidade foi maior
Aprendi nessa dor
A mágoa não compensa
E o orgulho é mais cruel
Que toda a indiferença

Pode acreditar, mulher
Nosso amor foi lindo
Como um carnaval qualquer
Que se acaba
E faz um novo dia a dia acontecer

Tão difícil assim como viver
Até um dia em que vem
Reacender alegrias e salões
Nós, os foliões

Nossas alegorias
Tão esperado e se foi
Tão colorido e lá vai
Perdendo a cor o carnaval do nosso amor

Recomeçar

Composição: Paulinho da Viola – Elton Medeiros

Recomeçar
Do que restou de uma paixão
Voltar de novo à mesma dor sem razão
Guardar no peito a mágoa sem reclamar
Acreditar no Sol da nova manhã
Dizer adeus e renunciar
Vestir a capa de cobrir solidão
Para poder chorar

Somente o tempo faz a gente lembrar
Do sofrimento que não quis perdoar
E todo o mal reprimido
Pode, afinal, nos deixar
A vida tem seu renascer de uma dor
Toda ferida um dia tem que fechar
E quem secou esse pranto
Pode novamente amar

Recomeçar...

Ruas Que Sonhei

Paulinho da Viola

O sol que bate na calçada nesta tarde
Não trouxe o dia que anseia meu olhar
E leva embora o consolo dos olhares
Das morenas
Bem no tempo de sorrir e namorar

Toda beleza que havia nesta rua
Há pouco tempo deu um vento e carregou
E muita gente se vestindo de alegria
Vai fingindo todo dia
Que a tristeza já passou

Amor, repare o tempo
Enquanto eu faço um samba triste pra cantar
Te mostro a vida pra mudar o teu sorriso
Te dou meu samba com vontade de chorar

Amor, felicidade
É o segredo que outro dia te contei
O sol que morre nos cabelos das morenas
Um dia nasce sobre as ruas que sonhei

17 comentários:

  1. Meu amigo Zan, essas letras significam uma mistura da sensação de estar vazio, incompleto, saudoso, com lembranças de algo, alguém, dos momentos vividos e saudosos, é um momento de introspecção, reflexão. Posso lhe dizer que eu faço parte deste elenco de saudosismo e compartilho te enviando a LISTA do cantor e compositor Osvaldo Montenegro.


    "A LISTA"

    Faça uma lista de grandes amigos
    Quem você mais via há dez anos atrás
    Quantos você ainda vê todo dia
    Quantos você já não encontra mais...
    Faça uma lista dos sonhos que tinha
    Quantos você desistiu de sonhar!
    Quantos amores jurados pra sempre
    Quantos você conseguiu preservar...
    Onde você ainda se reconhece
    Na foto passada ou no espelho de agora?
    Hoje é do jeito que achou que seria
    Quantos amigos você jogou fora?
    Quantos mistérios que você sondava
    Quantos você conseguiu entender?
    Quantos segredos que você guardava
    Hoje são bobos ninguém quer saber?
    Quantas mentiras você condenava?
    Quantas você teve que cometer?
    Quantos defeitos sanados com o tempo
    Eram o melhor que havia com você?
    Quantas canções que você não cantava
    Hoje assobia pra sobreviver?
    Quantas pessoas que você amava
    Hoje acredita que amam você?


    Essa letra me lembra muito os meus amigos que partiram pro outro lado celestial, em outras dimensões e com outras responsabilidades e aqueles amigos que guardo com afeição.

    HL/SP

    ResponderExcluir
  2. Horácio, meu irmão, eu consigo chorar de emoção quando escuto essas músicas ou leio as letras, me lembram momentos de todo tipo, vividos nesses últimos anos de muitas pelejas com as dores da vida... Osvaldo Montenegreo viveu muito anos em Brasília e tem muitas músicas que me lembram muitos momentos que vivi em Brasília... Eu conhecia essa letra aí, realmente é muito linda...

    ResponderExcluir
  3. Cada música dessas aí me lembra um momento especial de minha vida:"Ruas que sonhei" me lembra uma paixão que tive aqui por uma senhora hoje casada que não mora mais aqui; "Mais ainda" tocava todo dia numa hora certa na rádio Nacional FM de Brasília, o programador devia ter uma paixão recolhida que essa música lhe lembrava;"Nós, os foliões" me lembra umas viagens que eu fazia quando deixei de ser bancário e fui motorista de van, em altas madrugadas pelo interior goiano;"Novos Rumos" eu conheci aqui, ouvindo um mp3 comprado de camelô na rua de teresina, achava que era de um daqueles nossos compositores clássicos e me diz muito sobre amores e desamores que eu vivi...

    ResponderExcluir
  4. E você Zan, é aquele amigo que há 36 anos tinha desaparecido do mapa, eu sabia que você residia em Brasilia e através do Bitorocara fiquei sabendo do seu retorno a Campo Maior e apresentação da peça teatral o Auto de Santo Antonio onde nos revemos, caso raríssimo porque normalmente vou ao Piauí em Janeiro, milagre de Sto. Antonio? pouco tempo de colocarmos o papo em dia, são muitas emoções bicho, eu sou movido a música, essa letra do Montenegro, mergulha na alma e toda vez que ouço lembro dos amigos Dora Ibiapina, Sales Ibiapina que foram embora prematuramente.

    HL/SP

    ResponderExcluir
  5. Zan, vc caprichou! Paulinho da Viola é tudo de bom. O Túlio hoje estava radiante, a produtora foi ao nosso ensaio apresentar o projeto Viva a Viva, dele Túlio, que pode ser patrocinado pela Petrobrás, imagina que chique se tivermos patrocinador? Acho que você poderia entrar em contato com ele, pra montar um grupo da melhor idade aí em Campo Maior, o que você acha?
    Um abraço,
    Lúcia Araújo

    ResponderExcluir
  6. Gente, quem botou as imagens ai no post foi nosso amigo Netto, ele também deve ser também paulinhodaviolanófilo...

    ResponderExcluir
  7. Acho maravilhoso, já tou com essa idéia na cabeça tem um tempo, falta só reunir mais gente pra isso... é uma questão de tempo... Aí traremos nosso amigo Túlio para batisar esse grupo... Pelo que eu sei ele é maranhense, quer dizer, nosso vizinho, sabe onde fica o Piauí...

    ResponderExcluir
  8. Legal Za, ponha essa idéia em prática, acho que o pessoal da melhor idade aí vai gostar muito. Esse ano, por conta dos 10 anos do grupo Viva a Vida, vamos apresentar 3 peças, a última será um musical que será em outubro e em novembro, será apresentada as 3, legal né? Tomara que vc venha aqui em um período desses.
    Um abraço,
    Lúcia Araujo.

    ResponderExcluir
  9. "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".

    "Charles Chaplin"

    Ana Lúcia, há poucos minutos conversando com um colega de trabalho em Florianópolis, falamos exatamente da importância da Vida, referindo-se aos nossos irmãos do RJ e tantas outras tragédias ocorridas ultimamente, pelo menos 200 pessoas estão soterradas no deslizamento que atingiu o morro do Bumba região metropolitana de Niterói, "ajudem minha família, pelo amor de Deus", desespera-se moradora.

    HL/SP

    ResponderExcluir
  10. Ame
    Seja como for
    Sem medo de sofrer
    Pintou desilusão
    Não tenha medo não
    O tempo poderá lhe dizer
    Que tudo
    Traz alguma dor
    E o bem de revelar
    Que tal felicidade
    Sempre tão fugaz
    A gente tem que conquistar

    Por que se negar?
    Com tanto querer?
    Por que não se dar
    Por quê?
    Por que recusar
    A luz em você
    Deixar pra depois
    Chorar... pra quê?

    ResponderExcluir
  11. HL, eu soube desta tragédia hoje pela manhã, quase não acreditei, fiquei chocada e imaginando a dor de quem sobreviveu e viu os seus entes queridos ficarem soterrados sem poder fazer nada, é uma dor imensurável. Que Deus dê conforto a essas família.

    ResponderExcluir
  12. Simão, essa música que vc. pos a letra aí, é uma das minhas preferidas do Paulinho, é uma verdadeira oração de crença no amor...

    ResponderExcluir
  13. No embalo do Zan/Simão Pedro, essa é do Raimundinho.


    Musa, menina
    Moça mulher
    Olhar que me seduz
    Bocas que se perdem
    Abafando a respiração.

    HL/SP

    ResponderExcluir
  14. Na semana santa vaguei com um alma penada por ruas e becos da nossa cidade, mergulhei tão profundo em recordações que tive medo.Passando ali pela Senador José Euzébio, parei diante de uma casa e lembrei de um amor que tive na infância,até a música da época puxei na lembrança.Estas viagens são maravilhosas, alimentam a alma e nos tornam maiores do que pensamos.Vi criaturas sentadas nas calçadas,famílias inteiras ali sentadas, me vi brincando de roda, vi a rural do seu Moisés ali parada, a bica do Raimundo Lustosa ainda escorria sua forte água,ouvi gritos por todo lado, muita coisa veio a tona,lágrimas desceram com um sentimento forte de saudade, minha alma estava alimentada.Abaixo a música que cantarolava.

    Dentro do meu livro de leitura encontrei um bilhetinho que você me escreveu.
    Era um bilhetinho apaixonado que dizia estar gamado só por mim e por mais ninguém.
    Dentro do meu livro de leitura encontrei um bilhetinho que você me escreveu
    Era um bilhetinho apaixonado que dizia estar gamado só por mim e por mais ninguém.
    Quase que chorei só em pensar que era meu pois meu coração também é seu e de mais ninguém.
    Quase que chorei só em pensar era meu pois meu coração também é seu e de mais ninguém.
    Dentro do meu livro de leitura encontrei um bilhetinho que você me escreveu,
    Era um bilhetinho apaixonado que dizia estar gamado só por mim e por mais ninguém,
    E por mais ninguém.....

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Companheiro blogeiro Zan,
    Que maravilha! Muitissimo obrigado por essas perolas. Paulinho da Viola e' de uma elegancia, de um lirismo, e de uma sabedoria muito raros. Musica brasileira para quem mora no exterior, como eu, e' quase tao imprescindivel quanto agua e ar, sao o vinho para alma solta, o luar para o coracao fora do lugar. Tambem escrevo sobre musica, aqui:
    www.drborim.blogspot.com -- Um abraco, Dario

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...