quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DE VOLTA AO VELHO CEMITÉRIO DO CENTRO


Não me lembro da última vez que estive no cemitério velho do centro da cidade. Tenho lá enterrados os corpos de alguns parentes: minha mãe Adelaide e meu irmão Isaac, o do primeiro casamento do meu pai, o segundo tá vivo e mora do Rio de Janeiro com esposa e filhos. Tentei acender uma vela, o vento não deixou. Sem saber se acharia os túmulos dos parentes, não levei a máquina fotográfica. Vou voltar lá no fim da tarde e faço isso. Amanhã posto aqui para dividir as imagens com vocês. Vagueei pelo cemitério a procura de túmulos de conhecidos. Fotografarei também esses túmulos. Era muito cedo, sete e pouco da manhã, tinha pouca gente. Não consegui me emocionar. Tenho dificuldades disso, principalmente na frente dos outros.

17 comentários:

  1. Santo Odílio, mais um santo espertalhão da igreja do Zan e do Zé que inventou essa data pra se cultuar cadáver. Qual serão o mais estúpido.

    ResponderExcluir
  2. Lá no blog do Bitorocara tem um moleque de recado do santo Antonio que foi chorar por causa da reação que ele viu do que pensa a nova geração de pessoas com relação a enganação dessa igreja católica durante milhares de ano. Eles não sabiam porque em Campo maior só quem mandava nas noticias era os bispos e os politico macomunado com a mentira toda. Foi bom porque agora levaram um susto.

    ResponderExcluir
  3. Meu Irmão,tenho vontade de fazer uma pesquisa neste cemitério,anotar nomes,datas,buscar conhecer a genealogia das familias campomaiorenses.Seria um resgate da nossa história, da nossa gente, desconhecida,
    esquecida e ignorada pela maioria.Não sabia deste seu outro irmão, Seu Oscar gostava mesmo nome.

    ResponderExcluir
  4. O Netto tá filtrando os comentários dos xiitas no bitorocara e os trancosos e assemelhados já deram as caras... ô raça... Este cemitério, Simão, tinha uma peculiaridade que não sei quem desfez derrubando ou rebaixando um muro que separava as sepulturas dos ricos das dos pobres... a prova disso é que na parte da frente, logo depois do portão de entrada, não tem um túmulo como os do outro lado...

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, não consigo entender o comportamento de pessoas, sem qualquer preparo intelectual, sem a mínima convicção a respeito da limitação cognitiva do intelecto humano, querer emitir infundadas opiniões a cerca de temas religiosos e tradições históricas, sobre os quais nada entendem. Só conseguem demonstrar a estupidez de são portadores, como é o caso desses dois levianos cognominados de Trancoso (que significa mentiroso) e Socorro Feitosa. Que tal um chazinho de semancol?

    ResponderExcluir
  6. Neville, os blogueiros temos o recurso da moderação dos comentários. Eu prefiro que essas pessoas exponham suas inferioridades, digamos assim, a ter que censurá-las. Só não deixarei que as pessoas usem pseudônimo e o anonimato para ofenderem outras, aí eu deleto mesmo, não tem jeito.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Zan, deixando de lado as coisas que não acrescentam, queria lhe informar sobre a derrubada do muro de Berlim,com a ação do tempo o muro começou a rachar, o mato tomava conta, o cemitério em ruínas ameaçava desaparecer e o poder público nada fazia. Indignada com a situação, minha Tia Anísia Pereira, virtuosa criatura, cançou de esperar, saindo de porta em porta, foi na casa de cada campomaiorense que tinha ali seus entes sepultados pedindo ajuda para a reconstrução. Esta senhorita já contando com seus mais de setenta e cinco anos abraçou a causa e consegiu manter de pé este acervo histórico de nossa cidade, conservando este maravilhoso patrimonio histórico. Graças a esta figura o cemitério velho mantém-se de pé. Dona Anísia cuidou pessoalmeente da sua conservação até bem perto da sua morte.

    ResponderExcluir
  9. Com os "neurônios cansados", escrevi com c e não com s, a palavra CANÇOU, façam a correção.

    ResponderExcluir
  10. ZAN, me recuso, terminantemente, estabelecer polêmicas com pessoas ignaras,de mentes doentias e de baixo nível cultural. Daí não me rebaixar à pequinez e insólita maledicência de certos indíviduos que sequer sabem o que dizem.
    A minha reflexão é voltada para a verdade e para o bem de uma sociedade justa, próspera e plena de felicidades, O Resto que permaneça no mais baixo e cretino obscurantismo.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, Nevile, tem que fazer de conta que não é com a gente...não tem outro jeito. Uma hora essa gente cansa e vai procurar a turma deles.

    ResponderExcluir
  12. ...mas se a gente quiser se ver livre de seus comentários idiotas, é fácil...

    ResponderExcluir
  13. Notícia de última hora

    Nosso querido amigo Tarciso Prado apresenta uma significativa melhora no seu quadro de saúde, peçamos a Deus o seu restabelecimento.
    Aproveito para externar aqui a admiração e respeito por este homem, recebi dele muitos conselhos e palavras amigas, amo muito este irmão.

    ResponderExcluir
  14. A censura veio em boa hora porque aí ninguém pertuba mais o bate papo de cumpade de vocês. O negócio é que aí as pessoas não vão ter vontade de ler o blog e comentar depois, que é o que todo mundo quer por não poder fazer um pra botar a boca neste mundo de opressores religiosos e políticos que sempre teve por aqui e pelo visto chegando mais.

    ResponderExcluir
  15. Fátima Borges, minha burrice está a impedir que entenda direito o que vc. quis dizer... Você está aplaudindo a censura mas é a favor dos que não conseguem fazer um blog porque não conseguem fazer um e precisam mostrar suas genialidades nos dos oturos, é isso?

    ResponderExcluir
  16. É ridicula a posição de quem defende a falta de respeito.Este espaço é pra ser usado por gente civilizada, educada e com princípios. Tem mais é que delatar comentários recheados de baixaria. Como sugestão que tal criarem um blog para este fim, como sugestão que tal o nome Blog do Chiqueiro?

    ResponderExcluir
  17. Francisco das Chagas, advogo a idéia de que as pessoas têm necessidade de mostrar o que são, sejam o que sejam, isso deve fazer bem a elas. A forma como eu reajo a isso, também diz o que sou. Simplizinho, assim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...