sábado, 12 de dezembro de 2009

DESENVOLVER OU DESTRUIR?


A humanidade chegou a um ponto decisivo em sua trajetória histórica. De um lado a necessidade do desenvolvimento econômico capaz de gerar renda, garantir a produção de bens necessário ao consumo cada vez mais crescente da população cada vez mais crescente, enfim, fazer o mundo funcionar.
Países em desenvolvimento como o Brasil, com índices de pobreza e desigualdades sociais gritantes, altos índices de criminalidade, violência e mais um leque variado de mazelas associadas, precisam melhorar os índices de produtividade capazes de gerar emprego e renda para as populações emergentes, carente de trabalho e sustentação para suas vidas. Isso por um lado.
Por outro lado, nos últimos anos tem-se verificado os efeitos de um desenvolvimento necessário ao custo de danos ambientais que provocam seríssimas alterações climáticas que, por sua vez, provocam secas, inundações, temporais, destruição, etc. É a resposta da natureza à ação do homem em busca da sua sobrevivência a qualquer preço.
E aí a pergunta: como fazer para garantir a sobrevivência da humanidade não só hoje, no aqui agora, mas garantir que a natureza não reaja da forma como reage, diante da ação do homem?
A conferência de Copenhague e todo o blá,blá, blá decorrente é por conta disso, tenta encontrar as respostas certa para o impasse. Como desenvolver o agora e não destruir o amanhã? O que é que isso tem a ver com a nossa cervejinha do dia a dia, da nossa vidinha de trabalhar, estudar, se divertir, namorar, conversar besteira, ver televisão? Somente tudo... Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...