quinta-feira, 10 de setembro de 2009

POLITIQUICE X POLITICAGEM


Os fatos desmontaram a falsa polêmica em torno da construção da penitenciária de alta segurança que seria erguida na cidade ao lado do que restou do antigo Frigorífico do Piauí (Fripisa). Não existe intenção nenhuma, da parte do governo estadual ou federal, como se andou propalando pela cidade, de construir a tal penitenciária. É o que apurou o editor do jornal Destak, Pedro Cavalcanti, que fez a investigação jornalística isenta e imparcial sobre o que existia de fato sobre a questão. O que existe de concreto é a intenção do governo estadual de, com recursos federais, construir um anexo das dependências de custódia das delegacias da cidade, que já são insuficientes para alojar pessoas presas provisoriamente, acusadas de crimes como roubo, furtos, tráfico de drogas e até homicídio.
A temperatura política da cidade, às voltas com um desfecho que se prolonga em razão do pronunciamento da Justiça Eleitoral sobre o pedido de cassação do Prefeito João Félix Andrade, em dois processos movidos pelo vereador Fernando Miranda e deputado Paulo Martins, o primeiro com julgamento do acolhimento da denuncia pelo TSE em Brasília, adiado e responsável pela politização, pela partidarização, pela eleitorização de um fato meramente administrativo, tornado pela emocionalização artificial de massas influenciáveis, movidas pelo desejo de se posicionar políticamente por interesses meramente ocasionais, um factóide capaz de arrancar as pessoas do marasmo, pela macaqueação do que diz a grande mídia quando cobre fatos semelhantes acontecidos num passado recente.
A falsa celeuma não deixou, porém, de ter seu aspecto positivo, porque na discussão ficou evidente que é muito fácil jogar emocionalmente com as pessoa sobre os riscos de se morar ao lado de uma penitenciária de segurança máxima, como se isso fosse mais perigoso do que conviver com todo tipo de criminoso que age na sombra do poder para usar mau recursos públicos desviados de suas finalidades para enriquecimento pessoal ou de grupos, por exemplo. Desde que aqui cheguei ou voltei me deparo com uma bizarra situação onde as pessoas me falam de duas situações onde existem dois personagens, digamos assim: um que eu chamaria de MEU LADRÃO, outro que eu chamaria de LADRÃO DOS OUTROS. MEU LADRÃO, explico didaticamente, nem ladrão é. Já o LADRÃO DOS OUTROS... Esse é LADRÃO, CORRUPTO, ENRIQUECEU ÁS CUSTAS DE CORRUPÇÃO e por aí vai. O MEU LADRÃO, é meu amigo, devo favores a ele, é meu aliado, gente fina, passa por mim e me cumprimenta.
O medo inconsciente de que MEU LADRÃO, coitado, seja trancafiado numa penitenciária de segurança máxima está por trás, certamente, do medo que as pessoas têm de que BANDIDOS DE ALTA PERICULOSIDADE, como Fernandinho Beira Mar, Elias Maluco, Marcola, etc.façam companhia a ele. Isso seria o fim do mundo, o fim da ilusão de que a lei que existe pra punir o ladrão de galinha não seja a mesma que não pune o criminoso de colarinho branco, seu doutor formado nisso e naquilo, que até na hora de ser preso, tadinho, precisa de uma cela especial onde possa ficar ao abrigo de psicopatas de todo calibre.
UMA SOCIEDADE QUE VIVE ILUDIDA DE QUE É JUSTA PORQUE NA HORA DE CONSTRUIR UM PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA EU POSSO SAIR NA RUA EMPUNHANDO UMA BANDEIRA CONTRA A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DELA, É MAIS ENFERMA DO QUE IMAGINA, PORQUE MAIS IMPORTANTE DO QUE CONSTRUIR OU NÃO UMA PENITENCIÁRIA DE MÁXIMA SEGURANÇA, É CONSTRUIR UM SISTEMA ONDE A JUSTIÇA QUE TARDA E FALHA, NÃO SABE COMO PRENDER OS VERDADEIROS CRIMINOSOS. PODE TER CRIME MAIOR DO QUE SE DESVIAR DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS? E ONDE É QUE ESTÃO OS RESPONSÁBVEIS POR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO? NUMA PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÁXIMA? DE QUE ME ADIANTA EU MOSTRAR CRIANÇAS COM FOME PORQUE DESVIARAM O DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR, SE EU NÃO MOSTRO ONDE ESTÃO OS CRIMINOSOS POR TRÁS DISSO, LIVRES, LEVES E SOLTOS ANDANDO POR AÍ? (ZAN)

3 comentários:

  1. Silveira - de Niterói (RJ)11 de setembro de 2009 às 13:14

    Sinistro, Zan, a matéria e a lindíssima (cruel) ilustração do texto. Assim sendo estão dirimidas as dúvidas.
    É isso aí.

    ResponderExcluir
  2. Silveira, a ilustração é do nosso gênio Netto de Deus. Meu computador tá tão bichado que não consigo postar nem texto, quanto mais foto ou ilustração.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Zeferino: Nessa polêmica sobre a construção da Casa de Detenção, apenas vislumbro o cunho politiqueiro das críticas dos que se dizem contrários. A minha opinião coincide, exatamente, com o seu ponto de vista. Parabéns pelas sóbrias observações e pelo seu correto posicionamento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...