quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DE QUEM É A CULPA?


Diante de um crime bárbaro de que tenha sido vítima alguém conhecido ou parente, a reação normal de qualquer um é mais emocional que racional. No caso aí do sr. Francisco Ibiapina, pessoa bastante conhecida na cidade, não foi diferente. A pedido do Netto de Deus, fiz o comentário que ele inseriu na postagem que fez sobre o assunto no seu blog bitorocara. Não sei se fui claro, mas diante de alguns comentários que se fez no mesmo blog, esclareço algumas questões que volta e meia discuto com as pessoas que, indignadas com a crueldade dos bandidos, se chocam com o fato de eu tentar explicar, não justificar, claro, porque acho que a violência dos miseráveis (de qualquer espécie, ou seja, os miseráveis materiais ou morais...) tem a ver com o fato de eles agirem assim por vingança, vingança por serem miseráveis e que por isso, tanto faz pra eles matarem um ou dois, de facada ou de bala, com requintes de crueldades ou não, uma pessoa de oitenta anos ou uma criança de três... Ai a pergunta cruel: quer dizer que eu acho que a vítima é a culpada? Entender as coisas fugindo do senso comum não é tarefa prum Zan só, confesso, mas como estou nisso há mais do que um bom tempo, respondo com outra pergunta:quem é o culpado pela existência dos monstros psicopatas que a humanidade já produziu ao longo da história? Assistam ao filme Bastardos Inglórios, do cultuado cineasta Quentim Tarantino e me digam quem é mocinho e quem é bandido naquela brincadeira ali... Na época do lançamento do filme a revista Veja fez matéria de capa sobre o prazer que a vingança traz pra quem se vinga de alguém ou alguma coisa...

4 comentários:

  1. Essa do filme do Tarantino está ótima!

    ResponderExcluir
  2. O Tarantino brinca muito com o absurdo dessa obsessão pela violência que assola o mundo, mas no meio daquela porralouqice ali fica muito claro que tudo isso não leva a absolutamente nada... pelo menos é isso que eu entendo ali...

    ResponderExcluir
  3. Mudei o canal meu irmão,estava de passagem pelo Bitorocara,uffa! Tarantino pegaria mais leve. Que tristeza ver pessoas tão queridas mergulhadas em tanto ódio, a vibração daqui até melhorou um pouco. Que bom que os mansos herdarão a terra.

    ResponderExcluir
  4. A coisa por lá tá feia, meu irmão... mas é melhor ficar quieto pra não inflamar muito a coisa...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...