ZAN – Quantas associações de moradores existem na cidade que são filiadas à UMAM?
CHAGUINHAS – Bom, filiadas, regulares, nós temos na faixa de doze entidades, mas nós sabemos da existência de vinte e duas associações na cidade, mas a maioria em situação irregular. Estamos aí numa luta de mais de dois anos junto com a FAMEPI (Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí), para regularizar todas essas entidades, para que elas sejam representadas de fato e de direito.
ZAN - Quais são as principais demandas e reivindicações dessas associações?
CHAGUINHAS – As principais demandas e reivindicações são a questão do saneamento básico, a questão da moradia em Campo Maior, que é uma questão ainda muito discutida, e ainda a questão do orçamento público, que ainda não é discutido com a sociedade organizada em Campo Maior.
ZAN – A UMAM recebe algum tipo de apoio institucional, de órgãos dos governos, de ongs?
CHAGUINHAS – Nós temos tido o apoio da FAMEPI e da CONAM, que é a Confederação Nacional de Associações de Moradores, que nos têm dado todo o apoio para a criação de associações de moradores e para a existência da UMAM.
ZAN – Quais foram as principais ações e conquistas realizadas pela entidade que a senhora preside
CHAGUINHAS – Eu diria que já tivemos muitas ações e conquistas, que foram grandes, mas a mais importante foi a da moradia, a questão do Conjunto Renascer que foi uma briga aí que a gente comprou junto com a população, que a gente teve muitos ganhos, e tem outra que é a questão do PPA, Plano Plurianual e a questão do lado social, do Bolsa Família, para que esse benefício seja dado a pessoas que realmente sejam necessitadas, ao contrário do que acontece, quando o Bolsa Família vem sendo dado para pessoas que não têm necessidade.
ZAN – Qual a expectativa da UMAM com relação a este Congresso que vocês estão realizando?
CHAGUINHAS – A melhor possível, porque a gente acha que participando deste tipo de eventos, nós encontramos o jeito certo de discutir e encaminhar nossas reivindicações, para fortalecer nosso movimento a nível local, estadual e nacional.
PROPOSTAS APROVADAS NO I CONGRESSO DA UMAM
1 - Lutar pela criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
2 - Exigir dos gonvernantes a implementação de programas e projetos voltados para a mulher, nos mais diversos órgãos da administração pública.
3 - Promover cursos de reciclagem para multiplicadores de cada uma das entidades filiadas à UMAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário